19 de dezembro de 2017

Dia 8: Berlin Turística-Reichstag

"Ao Povo Alemão" assim diz de si o Reichstag, a sede do Parlamento Alemão (Bundestag). Sempre simpatizei com esta noção de serviço público. Acho-o, ao palácio, um pouco intimidatório na sua colossalidade. Não é bonito. É pesado e ciclópico. A primeira vez que estive diante dele, a minha máquina fotográfica não tinha angular suficiente para o abarcar na totalidade e quase me senti esmagada ante o gigantismo.
Explico ao meu marido que, apesar do nome, o Reichstag não tem nada a ver com o III Reich e o diabo. Quer dizer, ter até tem mas não da maneira que as pessoas julgam. Quando o diabo tomou o poder, o Reichstag foi incendiado e o diabo assumiu que os mandantes tinham sido os comunistas e começaram logo aí as perseguições. Depois foi bombardeado na Guerra pelo que, foi mais vítima do que outra coisa. Agora é outro dos símbolos da democracia e da união alemãs. Ainda que me continue a intimidar, faço-lhe uma vénia mental e deixo-me estar ali um pouquinho com o meu marido a pensar em passados e presentes e do que significa também eu estar hoje aqui neste agora.

Sem comentários: