28 de setembro de 2015

Que mais saberá ele?

Raramente falo ao meu sobrinho da Avó. Ainda o acho muito pequenino para assuntos que para mim são de perda. Uma vez ele perguntou quem era a pessoa numas fotos, as três que tenho à vista com a Mãe, minha, Avó dele.
- É a Avó Vina - respondi sem puxar mais pelo assunto porque não sei explicar Morte a crianças.
- A Vó Vina?
- Sim. Está no Céu - disse no eufemismo e sem lhe dizer o que é Céu porque ainda não lhe começámos a dar educação religiosa. A coisa passou. Até ontem...

- Tia, quando morreres vais para o Céu e vais lá estar sózinha - a conversa começou com ele em cima da bicicleta no jardim a falar de quando for grande e coisas dessas que as crianças de quatro anos falam. Fiquei parva com a coisa do "Céu" e de eu morrer e comecei logo a imaginar o que lhe andarão a dizer lá pelo colégio.
- A Tia vai para o Céu sózinha?
- Sim, sim - ele gosta muito de duplicados.
- Então a Tia não se vai encontrar com a Avó Vina no Céu? - atirei a pergunta a ver o que ele me respondia e se se lembrava da conversa de quando viu as fotos da Avó.
- Não, Tia.
- Não?! Tens a certeza? Porque é que a Tia não vai ver a Avó Vina?
- Porque a Avó Vina está aqui.
- Está aqui?
- Sim, Tia. A Terra é ou não é um planeta?
Não retorqui porque ele continuou como se eu fosse muito ignorante:
- E as pessoas vivem no planeta Terra. (e só não fez dahh porque ainda não sabe fazer dahh).

O que é que se responde? Mas que quatro anos são estes? Não sei. Sei que algo no meu coração pensou que eu nunca vou ter de me preocupar em lhe dizer que ele tem a melhor Avó do mundo e que só não a conheceu nesta fisicalidade por um acaso cósmico. Acho que ele sabe...

Sem comentários: