13 de agosto de 2015

Dia 12: Land of the free, home of the brave

Talvez seja aqui no Texas que mais me vejo a aplicar os versos do hino americano pois esta é realmente a terra em que mais elevada conta em a liberdade. O Texas já foi uma república independente. Infeliz sob o jugo mexicano e a propriedade da nação estado-unidense que despontava, deu o grito do Ipiranga em 1836 tornando-se na República do Texas (1836-1846). Fui lá, a Washington-on-the-Brazos, a meio caminho entre Houston e San Antonio, a fronteira para o Wild West.
Ali, no meio de nenhures, à sombra de carvalhos frondosos e magnólias imensas, a vontade dos homens traçou um caminho de liberdade. Identifico-me; eu que vivi sem ela durante quase sete anos. E mais me identifico com o que esse grande pensador da constituição do espírito americano disse. Subscrevo por baixo pois nada há que possa prender eternamente a alma humana.
Pensei muito em liberdade hoje. E hoje sou verdadeiramente... livre.

Sem comentários: