7 de abril de 2014

O dia em que a minha sobrinha vestiu o meu vestido de baptismo

E tudo isto é admirável a meus olhos.
O meu vestido de baptizado. O meu vestido escolhido pela Mãe. O meu vestido vestido pela Margarida.
Olho para a minha irmã a segurar a filha ao colo com aquele vestido e revejo a última Mãe que segurou um bebé ao colo com aquele vestido. Vejo a minha irmã e recordo a Mãe. A minha irmã que é mãe. A minha irmã que é um decalque da Mãe à sua maneira. Olho para isto que nos sucede e nenhumas palavras terrenas conseguem exprimir o que sinto. Se ao menos fosse possível dizer como transborda o meu peito, como me encho de um orgulho que não cabe em mim. Ver a minha irmã. Ver a Margarida. E lembrar-me sempre da Mãe e vê-La ontem ali na sala. O vestido que transporta passados e se faz presente e futuro.
Tudo isto é admirável a meus olhos.

Sem comentários: