2 de dezembro de 2013

Árvore 2013

Ei-la, a minha árvore de Natal feita especialmente para o meu sobrinho porque aos três anos será o primeiro Natal em que já tem consciência de gente para apreciar a festa.
Quero que aqui na Casa da Tia Bá ele contacte um pouco com as tradições alemãs que, em suma, são parte da nossa identidade e que explicam alguns dos capítulos do passado ancestral que legamos ao Manel enquanto português. Assim, decorei a árvore com os anjos que comprei há muitos, muitos anos na melhor loja de Natal do mundo que fica em Rothenburg ob der Tauber, uma cidade da Baviera onde é Natal o ano todo. Daqui a dois ou três Natais coloco os anjos que a Tante Ruth e a Tante Henny deram à mãe e à tia quando elas eram um nadinha mais velhas do que ele, mas são anjos muito frágeis e a Tia Bá prefere jogar pelo seguro e ainda não os pôr ao alcance de curiosidades de três aninhos.
No resto, decorei a árvore com bonecos de madeira e algumas bolas que viviam nas árvores da minha infância, umas compradas na Alemanha, outras cá. E como o Manel está a ser educado para o bilingualismo do século em que viverá homem, também lá estão as decorações que a Tia trouxe de Londres num Natal distante quando o futuro era longe e ela pensava que faria uma família por si própria e sem adivinhar que a família que ela realmente teria seria a mais especial e perfeita de todas: esta.
Falta a Avó Vina do Manel, falta sempre, e para sempre, a Mãe da tia e a Mãe da mãe mas há o Manel e este ano, pela primeira vez, existe a Margarida. A Avó estará cá, como sempre e para sempre, e daqui a dois anos verá a árvore especial que a Tia fará para o primeiro Natal em que a Margarida tiver consciência de gente para apreciar a festa, comer Stollen e Lebkuchen à mistura com filhoses e bolo-rei.
Este ano, contudo, foi no Manel que a Tia pensou ao fazer a árvore e no dia de Natal haverá biscoitos de gengibre pendurados nos ramos para o Manel apanhar e repartir por nós. Fazes-me tão infinitamente melhor Manel...

3 comentários:

luisa disse...

Está muito bonita. Gosto de árvores assim. Simples troncos decorados. :)

Ältere Leute disse...

Original, a árvore, como sempre ! Typische Weihnachtsstimmung !
Quando é que o Manel começa a aprender Alemão ?

Ältere Leute disse...

E hoje, celebrou o Nikolaus com o Manel ?
Acho que pela primeira vez me esqueci... 10 anos depois das aulas ! Um caro colega lembrou-mo no FB...