16 de março de 2013

Receitas vindas do Body Combat

Aqui há dias perguntei a uma colega das sessões de body combat o que ela ia fazer para o jantar:
- Peixe frito e arroz de feijão.
Ouvi aquilo e deu-me uma fome e um apetite que não descansei enquanto não me pus a elaborar uma coisa parecida. Nunca fritei peixe na vida mas achei que não havia de morrer burra e, afinal, também não ia morrer se fizesse fritos um dia na vida.
Este fim-de-semana, com vagares e apetites, fiz um arroz de feijão espectacular e fritei peixe inspirada pelas receitas do Food Network: outro espectáculo. Cá vai:
 
Arroz de Feijão
Ingredientes (para um panelão de arroz):
1 chávena grande de arroz
2 frascos de feijão encarnado cozido
1 lata grande de tomate pelado
1 cebola grande
6 dentes de alho
2 folhas de louro
1 frasquinho de tomate seco (usei dos que eu sequei no Verão)
Mangericão a gosto
Colorau a gosto
Azeite
1/2 colher de chá de açúcar
3 chávenas de água

Refogar no azeite os alhos picados, a cebola e as folhas de louro. Quando a cebola estiver transparente, juntar o tomate pelado cortado aos cubinhos e o seu sumo. Juntar a colherzinha de açúcar para cortar a acidez e juntar também o mangericão e o colorau. Deixar apurar um pouco até o tomate estar cozido. Depois, adicionar o tomate seco cortado em pedacinhos e deixar mais um pouco a ganhar gosto. Juntar a água a ferver e o arroz. A meio da cozedura do arroz deitar o feijão no preparado e acabar de cozer. Acrescentar água se for necessário para o arroz ficar "malandrinho". Um sucesso de bom.

Peixe frito à la Blonde
Ingredientes:
Postas de pescada para fritar
Farinha de trigo
Farinha de milho
Farinha de pau
Colorau
Caril
Orégãos secos
Sumo de limão
Óleo para fritar (deep fry)

Deixar o peixe marinar em limão algumas horas. Num pirex ou noutro recipiente fundo misturar as farinhas com colorau e caril a gosto e com os orégãos. Aquecer muito bem o óleo. Envolver generosamente cada posta na mistura seca (eu repeti a operação duas vezes por cada posta) e fritar no óleo bem quente. Depois de fritas, escorrer as postas em papel absorvente. Servir com o arroz.
 
Uma receita bem portuguesa e saborosa que eu adorei fazer.

1 comentário:

Ältere Leute disse...

Peixe frito "à La Blonde" -- soooooo raffiniert !!!
E eu, que me dou ( tenho dado ) por satisfeita envolvendo as posta em mera farinha de trigo... à tradicional !!!