30 de janeiro de 2012

O Humor dos Portugueses

Vivendo no meio de vós, há uma coisa que sempre me surpreendeu pela positiva: a facilidade que os portugueses têm para o humor nas situações adversas. Quando por aqui me detive com memória de gente na década de 80 havia aquele humor da Ivone Silva e do Camilo de Oliveira, do Herman, um humor que punha a crise de então a rir de si própria. Veio a riqueza artificial e o humor alterou-se para algo mais sofisticado que, me parece, nunca foi inteiramente português, fazia-se stand-up comedy e, pela própria expressão, não era algo luso e nosso. Agora que voltou a crise vejo que se reencontrou o humor que já vem dos tempos de um Bordalo, de um Eça e de um Ramalho: goze-se com a crise, as dificuldades e o abismo. Voltámos a rir de nós no nosso depauperamento. E nisto os portugueses são exímios. Purgam-se pela catarse. Louvo-os nisto enquanto me rio com gosto com o seu à-vontade para descontruírem a crise. Bem-hajam!

4 comentários:

Ältere Leute disse...

Já que não sabem (ou saberão? oxalá venhamos a ter alguma revelação !) livrar-se dela pela energia que combate a "saudade! dos bons tempos...

Daniel Santos disse...

rir para não chorar.

Eu Mesma! disse...

Sinceramente...
Chorar para quê? Muros de lamentações existem sim mas... estão do outro lado do planeta...

mfc disse...

Essa nossa veia e capacidade de nor rirmos da nossa desgraça é indestrutível.