21 de setembro de 2011

Salada fria de bacalhau


Esta receita lembra-me as vindimas que se faziam quando eu era miúda. Os pais faziam questão que fôssemos um dia por ano viver as vindimas. Na altura eu não ligava muito mas hoje recordo com saudade o som das pessoas a falar e a cortar cachos, o cheiro de terra seca e videiras de casca em lascas e parras fartas. Recordo-me sobretudo dos almoços. Levava-se grossas postas de bacalhau que se assavam em brasas e se comiam à sombra de oliveiras. Nunca mais comi bacalhau com aquele sabor nem aquele apetite de ar do campo. E lembro-me dos céus de azul profundo dos dias transparentes de setembro. Porque é tempo de vindimas, pensei fazer uma receita rústica de bacalhau.

Ingredientes:
Bacalhau demolhado e cru
Cebola
1 dente de alho
pimento verde
tomate
coentros frescos
azeite e colorau q.b.

Desfia-se o bacalhau para uma saladeira e junta-se-lhe o dnete de alho bem picadinho, cebola às rodelas, pimento em cubinhos e o tomate em quartinhos. Tempera-se com azeite e colorau a gosto. Mistura-se tudo e polvilha-se com os coentros frescos bem picadinhos. É uma delícia. 

2 comentários:

Goldfish disse...

Apesar do enjôo de coisa esverdeada para tratar madeiras, lá deu para mais um cozinhado (cru, mas enfim)!

P.S. - não escrevi nos comentários porque o post sobre o acordo já está lá muito para baixo e não ias ver; e o que dizes de "pára!" (verbo parar) que passa a "para"? Se não fosse para simplificar não sei como seria...

Daniel Santos disse...

muito bem.